Presenciamos várias experiências no salão principal da feira e demos destaque as seguintes:
01 - Suspensão Magnética:
Aciona-se o botão da bancada para criar um campo magnético em torno da bobina para assim ascender o anel de alumínio em torno dela. (observe a foto a seguir).
02 - Gerador de Cargas/Poder das Pontas:
Apertando o interruptor, observa-se as descargas elétricas semelhantes a raios entre as duas pontas de ferro (parafusos), podendo variar a sua distância e tensão quando mexer-mos em sua parte superior.
(Na foto acima, a área circulada é onde ocorre as descargas)
03 - Gerador Elétrico de Alta Voltagem (Força de Van de Graaff):
Ligando o aparelho (esfera conectada o gerador), acionam-se as cargas e para ver o resultado basta aproximar o bastão de ferro do aparelho - que tem o cabo isolado - ou o seu braço para sentir as descargas elétricas.
(Na foto acima, gerador de alta voltagem)
04 - Tubos Acústicos:
Tubos acústicos - canos normais de encanação - onde as ondas sonoras formam NÓS (pontos onde o are não vibra) e ANTI-NÓS (pontos onde a vibração é máxima). O mais interessante é que esses tubos foram dispostos na forma de 1(uma) Oitava musical de teclado, com suas notas dispostas na sequência exata, podendo assim até tocarmos uma melodia.
05 - Espelhos (Planos e Esféricos):
Tínhamos nosso campo visual e a reversão das imagens diante de vários espelhos espalhados pelo espaço da feira científica.
06 - Efeitos Ópticos:
Foram expostas diversas figuras ao redor do salão com efeitos visuais muito engraçados e intrigantes, como a figura de um sapo, que tendo sua imagem girada à 90° para esquerda, convertia-se no perfil de um cavalo.
07 - Magnetismo (Campo Elétrico e Linhas de Indução):
Foram colocadas limalhas de ferro em uma caixa de acrílico, fechada por todos os lados, com um ímã posto em cima da caixa a deslizar sobre esta, na qual observávamos as Linhas de Indução provocadas pelo ímã.
No laboratório de Física vimos um gerador de tensão muito alta, em que havia uma lâmpada conectada e a tensão fluia para a mesma.O monitor pediu a um de nós para ser voluntário no experimento. Estando o voluntário lá, ele o colocou em cima de uma cadeira e pediu-lhe que tocasse a lâmpada, o voluntário tocou e não sofreu nenhum choque, porém seu fios de cabelo elevaram-se. Isso significa que a voluntário estava fazendo o papel de um capacitor, porém se o tocássemos receberíamos pequenas descargas de igual intensidade pra todos, pois os elétrons fluiam do gerador (de maior potencial) para nós (de menor potencial).
Também vimos uma garrafa de plástico contendo água e amarrada por um cordão em sua tampa, esse cordão passava por um cilindro de papel e amarrava-se a outro, sendo na horizontal; Pediu-nos que elevássemos a garrafa de modo que nós não a puxássemos pelo cordão. Só então quando ele girou o cordão, segurando pelo cilindro onde o cordão atravessava , a garrafa elevou-se. Mecanismo esse que podemos dizer que pela força centrípeta a garrafa subiu, pois o círculo que criamos ao rodar o cordão, a massa da garrafa é dispersada.
De fato, participar-mos de feiras científicas é muito interessante, possibilitando-nos ver teoria e prática juntas, que é bem mais divertida, e fazendo-nos coadjuvantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário