Inicialmente assistimos a um vídeo sobre a química do nosso dia-a-dia, mostrando a vida de um jovem rapaz e sua namorada. Tudo o que ele fazia, desde riscar o palito de fósforo, deixar ferver a água para o café, escovar os dentes e etc., está relacionado com a química.
Tivemos a oportunidade de presenciar várias experiências no laboratório de química, das quais destacamos as seguintes:
Pegou-se um recipiente (Bécher) e adcionou-se uma quantidade de água e sal, tornando a mistura homogênea. Posteriormente a monitora adcionou álcool a mistura. Observamos que aos poucos água e sal iam se separando, dando para percebê-los distintamente. No final da mistura ficou somente água no fundo do Bécher e sal na superfície da água.
Na experiência seguinte utilizou-se Permanganato de Potássio(KMnO4) − que é um composto químico de função química sal , inorgânico, formado pelos íons potássio (K+) e permanganato (MnO4−) −, açucar ou sacarose(C12H22O11) e água.
Colocou-se no recipiente primeiramente o Permanganato com o açucar, depois de misturados foi adcionado água. Segundos depois observamos um vapor d'água subindo. Concluímos que, vapor d'água é liberado e a reação atinge aproximadamente 70ºC.
ATENÇÃO:
Corpo e roupas
O permanganato mancha a pele e a roupa (ao reduzir-se para MnO2), sendo necessário, portanto, manuseá-lo com cuidado. As manchas na roupa podem ser retiradas lavando com ácido acético. As manchas na pele desaparecem nas primeiras 24 horas.
A ingestão de 10 a 20 gramas geralmente é fatal.
Em outra reação química, colocou-se num Tubo de ensaio com Dicromato de Potássio e gotas de água. Depois de misturá-las, pegou-se uma garrafa contendo álcool, e com um canudo soprou-se seu ar alcólico para dentro do tubo. A medida que ia soprando álcool, a solução de água e dicromato ia escurecendo chegando a ficar com a coloração roxa. Esse sistema é utilizado no Bafômetro.
Dicromato de Potássio
Nenhum comentário:
Postar um comentário